quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Facebook lança Rooms, app em que usuários conversam sem se identificar

Aplicativo permite criar salas sobre assuntos e lembra o Reddit.
Usuários podem personalizar cores e imagens de capa de cada sala.



O Facebook lançou nesta quinta-feira (23) o Rooms, um aplicativo que permite que usuários conversem e postem conteúdo sem se identificar. Com funcionamento parecido ao fórum Reddit, um dos principais redutos de virais e discussões na web, e às salas de bate-papo do início da internet, o app por enquanto só está disponível em países de língua inglesa e dispositivos iOS.
Rooms, novo aplicativo do Facebook, cria salas de bate-papo com usuários anônimos (Foto: Divulgação/Facebook)Com o Rooms, os usuários podem criar salas de assuntos – gols de placa, cães fofos ou sustos com filmes de terror, por exemplo – para postar fotos, vídeos e textos. É possível ter um "nickname" diferente em cada um desses grupos. De acordo com o Facebook, as cores e as imagens de capa dessas salas podem ser personalizadas, bem como o emoticon do seu botão de "curtida". Também será possível destacar mensagens específicas e criar permissões, o que indica que uma pessoa pode se tornar administradora do grupo: tudo isso, é claro, preservando o anonimato dos usuários.
"Uma das coisas mágicas dos primeiros dias da internet era se conectar a pessoas que você nunca encontraria no seu dia a dia", diz o Facebook em comunicado. "Fóruns e salas de bate-papo eram pontos de encontro para pessoas que não compartilhavam necessariamente da mesma localização geográfica ou conexões sociais, mas tinham algo em comum. Lugares onde o que você dizia importava mais do que o que você era e quem você conhecia".
A existência do Rooms já havia sido indicada pelo jornal "The New York Times" no início de outubro. Na época, a reportagem afirmou que o objetivo do aplicativo era permitir que "os usuários do Facebook usassem pseudônimos para discutir abertamente sobre tópicos que talvez eles não estejam confortáveis em conectar a seus nomes reais"