quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Eleições brasileiras foram as mais comentadas da história do Facebook

Rede social recebeu 674,4 milhões de comentários, 'curtidas' e postagens. Recorde de maior quantidade de interações havia sido batido no 1º turno.

Botão 'Eu votei' no facebook incentivava usuários a informar se haviam comparecido às urnas ou não. (Foto: Reprodução/Facebook)Botão 'Eu votei' no facebook incentivava usuários a
informar se haviam comparecido às urnas ou
não. 
As eleições brasileiras de 2014 que chegaram ao fim neste domingo (27) não só bateram recorde de interações no Facebook como se tornaram de longe o pleito mais comentado da história da rede social.
De acordo com informações divulgadas pela companhia nesta segunda-feira (27), desde o início da campanha eleitoral até o fim do segundo turno, a rede social recebeu 674,4 milhões de interações relacionadas ao pleito. Para ampliar o engajamento, o Facebook implantou durante a votação no Brasil o botão “Eu votei”, que havia surgido durante as eleições norte-americanas que elegeram o presidente Barack Obama pela primeira vez.
As eleições brasileiras já haviam se tornado a mais falada no Facebook ainda no primeiro turno, realizado em 5 de outubro. Até essa data, haviam sido registradas 346 milhões de interações, entre “curtidas”, comentários, compartilhamentos e outras publicações. Até então, a maior eleição era a da Índia deste ano, que havia motivado 227 milhões de ações.
Presidente venceu disputa equilibrada
Enquanto a quantidade de eleitores brasileiros é de 152 milhões, a “população brasileira” no Facebook é de 89 milhões de pessoas.
O segundo turno das eleições no Brasil geraram outros 328,4 milhões de interações, com média de 977 mil por hora. Somente neste domingo, foram 49 milhões. Os níveis de comentários relacionados aos dois candidatos se assemelharam aos índices de votos recebidos. Enquanto Dilma Rousseff foi mote de 53,8% dos comentários no Facebook, Aécio, esteve presente em 46,2% deles. Enquanto isso, a candidata do PT recebeu 51,64% dos votos e o do PSDB, 48,36%.
O Facebook informa só a porcentagem das citações referente a cada candidato, não o teor do conteúdo delas. A rede social também listou os estados que mais produziram burburinho. São eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.
Quando considerado o estado em que cada candidato foi mais citado no Facebook, a lista inclui as localidades em que cada um foi mais votado. O top cinco de Dilma inclui apenas os estados nordestinos Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Pernambuco e Piauí, todos nos quais a petista recebeu mais votos do que Aécio.
Já o tucano foi o mais comentado, nessa ordem, em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e São Paulo.

FONTE: g1.com.br