PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES
O que é o programa?
O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos — em parceria com os setores público e privado em ambos os países — que beneficia, com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, que pertecem à camada sócio-econômica menos favorecida, que têm perfil de liderança, que prestam serviço voluntário, enfim, que são exemplos em suas comunidades.
Quem apoia essa iniciativa?
O programa conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, do Ministério da Educação – MEC e da rede de centros binacionais Brasil-Estados Unidos.
Também apoiam o programa empresas do setor privado que realmente acreditam nessa iniciativa. São elas: Federal Express – FEDEX, Merck Sharp & Dohme, Dow Brasil S.A., Microsoft , Carlson Wagonlit Travel, American Airlines, Banco Bradesco, Nike e IBM.
Qual o objetivo do programa?
Criado em 2002, o programa busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades – em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O principal objetivo do programa é valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade.
O que o programa oferece?
Os vencedores desse concurso viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam em reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais. Após essa primeira semana em Washington, os participantes são divididos em sub-grupos e cada um viaja para um estado diferente nos EUA. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades culturais, de responsabilidade social e de empreendedorismo e liderança e fazem apresentações sobre o Brasil.
A experiência de ser um Jovem Embaixador oferece a esses excelentes estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.
O que é preciso para participar no programa?
- Ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais que 18 ou menos que 15 anos até dia 11 de janeiro de 2013).
- Jamais ter viajado para os Estados Unidos.
- Ter boa fluência oral e escrita em inglês.
- Ser aluno do ensino médio na rede pública.
- Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida.
- Ter excelente desempenho escolar.
- Ter perfil de liderança e iniciativa.
- Ser comunicativo.
- Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade.
- Estar engajado por pelo menos 1 ano em atividades de responsabilidade social/voluntariado.
As fases do programa?
FASE 1 - do lançamento do programa até 26 de agosto:
Os interessados acessam o formulário de inscrição viawww.jovensembaixadores.org/2013, respondem à ficha de inscriçãoonline e recebem uma resposta automática dizendo se preenchem os pré-requisitos básicos do programa e foram aprovados ou não para a ETAPA 2:
“Aprovado para a ETAPA 2”: O candidato recebe uma mensagem automática com instruções para seguir adiante no processo seletivo.
“Não aprovado PARA A ETAPA 2”: Uma resposta automática informa que o candidato não preenche todos os pré-requisitos necessários para participação no programa e não poderá continuar no processo seletivo.
FASE 2 até o dia 2 de setembro:
O candidato deverá:
- concluir o preenchimento do questionário preliminar;
- selecionar a instituição parceira mais perto da sua casa, dentro do seu estado (exceção para o entorno do DF), para onde toda a sua documentação será enviada via internet;
- fazer o upload da foto e de TODOS os documentos comprobatórios dos pré-requisitos;
- concluir o processo online.
IMPORTANTE: O candidato poderá fazer esse processo em várias etapas, salvando os seus dados toda vez que incluir um documento. Entretanto, isso só poderá ser feito até o prazo-limite da Etapa 2 – 19 de agosto. Depois dessa data os candidatos não terão mais acesso a esse link.
Ao final do processo, o candidato receberá uma mensagem dizendo que o seu processo foi concluído com sucesso e que o seu material encontra-se no banco de dados do programa para revisão por parte da instituição parceira que ele selecionou.
FASE 3 – até 12 de setembro:
As instituições parceiras acessam o banco de dados do programa e revisam o material dos seus candidatos.
IMPORTANTE: Depois que o candidato concluir o processo de inscrição e enviar o seu material para o banco de dados do programa somente a instituição parceira poderá substituir um ou mais anexos – caso necessário.
Ao final desse processo de revisão do material enviado, a instituição parceira clicará em:
“Aprovado para a ETAPA 4: Exame escrito”
- O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele foi aprovado para a prova escrita, agendada para o dia 21 de setembro. O local exato do exame será informado pela instituição parceira escolhida pelo candidato.
IMPORTANTE: Assim que a instituição parceira aprovar o candidato para a ETAPA 4, ela deverá enviar para ele(a) um e-mail (solicitando confirmação de recebimento) informando:
- a data (21 de setemebro);
- o horário ( 14h00 às 17h00 – horário de Brasília) e;
- o local (endereço completo e telefone do local onde o teste será realizado)
“Não aprovado para a ETAPA 4”
- O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele não foi aprovado por não preencher XXXX pré-requisito(s).
FASE 4 – 21 de setembro (entre 14h00 e 17h00 – horário de Brasília):
Instituições parceiras em todo o Brasil aplicam o exame escrito na mesma data e horário (14-17hs – horário de Brasília).
FASE 5 – até o dia 08 de outubro:
Instituições parceiras aplicam o exame oral, visitam a casa dos candidatos com os melhores resultados nas etapas anteriores e selecionam os estudantes que participarão na competição nacional.
A instituição parceira deverá anexar as provas escrita e oral + o relatório da visita à casa do candidato e, ao final, clicar o botão “Semi-finalista”.
“Semi-finalista”: O candidato receberá uma mensagem automática informando que ele é um dos semi-finalistas e que participará na competição nacional às 35 vagas do programa.
“Não aprovado na ETAPA 5”: Ao clicar nesse botão, uma tela com o texto a ser enviado para o candidato se abrirá. Nela, haverá um espaço para que a instituição parceira explique em breves palavras o motivo da não-aprovação dele nessa etapa.
FASE 6 – 15-17 de outubro:
Comitê de seleção da Embaixada reúne-se para analisar o material dos candidatos e selecionar o próximo grupo de Jovens Embaixadores.
FASE 7 – Até 30 de outubro:
Embaixada anuncia a lista dos selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2013.
FASE 8– Outubro/novembro:
Jovens Embaixadores providenciam a emissão do passaporte e demais documentos necessários para a viagem aos Estados Unidos em janeiro de 2013.
FASE 9 – Dezembro:
Embaixada + Consulados + instituições parceiras ajudam os Jovens Embaixadores na preparação para a viagem aos Estados Unidos.
FASE 10 – 09 a 11 de janeiro de 2013:
Entrevista de visto e orientação pré-partida em Brasília.
FASE 11 – 11 de janeiro de 2013:
Embarque para os Estados Unidos.
FASE 12– 12 de janeiro a 02 de fevereiro de 2013:
Programação em Washington-DC e estados-anfitriões.
FASE 13– 03 de fevereiro de 2013:
Chegada dos Jovens Embaixadores de volta ao Brasil.
Quem cobre os custos do Programa?
A Embaixada dos Estados Unidos e os parceiros do programa cobrem todos os custos de participação dos selecionados no programa. Esses custos são:
- Passagens domésticas e internacionais de ida e volta para os Estados Unidos;
- Orientação pré-partida;
- Custos com a implementação do programa nos EUA (agenda de atividades, coordenadores, transporte local, etc.);
- Hospedagem e alimentação;
- "Seguro-saúde” para a viagem;
- Auxílio para compra de roupas de frio.
Quais são as responsabilidades financeiras do Jovem Embaixador?
- Custos com a emissão do passaporte (participante e/ou instituição parceira);
- Dinheiro para gastos extras durante a viagem (compras pessoais, telefonemas cujos custos excedam o valor dado pelo programa, etc.)
Quando acontece o Programa?
De 11 de janeiro à 2 de fevereiro de 2013. O programa inclui 3 dias de orientação pré-partida em Brasília e três semanas de programação nos Estados Unidos.