Em novembro, mês que promove a doação de sangue, a Secretaria de Estado de Saúde preparou ações de conscientização, principalmente entre o público jovem. Na última quarta e quinta-feira, na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, a programação incluiu uma grande coleta cidadã, que teve estrutura especial e confortável montada para receber voluntários.
Para aumentar a capacidade da coleta, no local vans eram disponibilizados para que as doações pudessem ser feitas direto na sede do Hemorio.
Neste final de semana, será na sede também que vão acontecer palestras e eventos voltados para o público jovem, pensando numa nova geração de doadores, como parte dos programas Clube 25 e Jovem Salva Vidas. A programação inclui ainda apresentação de coral e homenagem aos destaques do ano. A campanha espera receber cerca de 2000 doadores até o dia 28 de novembro.
Além da capital, moradores de Itaboraí e São Gonçalo também tiveram ações para estimular o hábito da doação. Ontem, um ônibus saiu do Hospital Prefeito João Batista Caffaro, em Itaboraí, às 8h30, levando funcionários e moradores de comunidades próximas à unidade, à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Itaboraí, às UPAs São Gonçalo I e II e ao Hospital Estadual Alberto Torres até o Hemorio, no Centro do Rio.
No caminho foram distribuídos folhetos sobre a importância da doação de sangue, incentivando aqueles que não possam participar da Caravana a comparecer ao Hemorio em outro dia.
Informações ao doador - Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, no centro do Rio. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 postos de coleta distribuídos pelo Estado.