terça-feira, 24 de julho de 2012

Qualificação para o Mercado de Trabalho.


Inscrições abertas para próximo ciclo do projeto Promotores da Vida
Objetivo é contar com Fóruns Locais do Leste Fluminense na divulgação dos cursos gratuitos
Entre os dias 20 e 30 de julho estarão abertas as inscrições para mais um ciclo de aulas do projeto Promotores da Vida. A capacitação é uma parceria entre a Petrobras e o Instituto Vital Brazil e oferecerá, até outubro de 2013, 720 vagas em cinco cursos para inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho formal.
Onze municípios do Leste Fluminense serão beneficiados pelo projeto: Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá. O próximo ciclo começa dia 6 de agosto e as aulas acontecerão no Centro de Integração do Comperj, em São Gonçalo, e na sede do Instituto Vital Brazil, em Niterói.
A capacitação é gratuita com aulas diárias oferecidas em dois turnos (manhã e tarde), e duração aproximada entre dois e três meses. Os seguintes cursos são oferecidos:

Auxiliar técnico de biotério;
Auxiliar técnico de controle de vetores e pragas urbanas;
Auxiliar técnico de jardinagem, paisagismo e manutenção em áreas verdes;
Monitor ambiental em saúde;
Auxiliar técnico de laboratório.
Segundo Aline Sá Pereira, responsável pela coordenação administrativa e divulgação do projeto, os cursos visam também incentivar o empreendedorismo nos alunos. “Além disso, como o Instituto Vital Brazil precisa de mão de obra nas áreas de atuação do curso, 20% dos alunos, os que se destacarem, receberão bolsas de iniciação científica”.
Podem participar dos cursos pessoas com idade entre 15 e 59 anos, que estejam matriculadas no ensino público (ou que sejam egressas da rede pública de ensino) e que tenham concluído o ensino fundamental. Para se inscrever, é preciso, ainda, estar desempregado ou empregado sem carteira de trabalho assinada e possuir renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
As inscrições podem ser feitas pelo site do projeto Promotores da Vida e os candidatos passarão por uma seleção. Mais informações estão disponíveis pelo telefone 0800 022 1036.
Participação dos Fóruns Locais
Aline explica que a intenção é contar com a ajuda dos Fóruns Locais dos municípios que receberão o projeto para divulgar os cursos. “Quero participar das reuniões das Agendas 21 e apresentar a proposta dos cursos para que os membros indiquem candidatos e ajudem a multiplicar a divulgação”.