segunda-feira, 12 de março de 2012

Rio Ita na Mira do Detro


29/02/2012 - 15:46:40  
RIO ITA E BRASO LISBOA SÃO AS MAIS RECLAMADAS NA OUVIDORIA DO DETRO
Não parar nos pontos para os passageiros e não cumprir os horários estabelecidos para suas linhas estão entre as principais reclamações registradas pelos usuários do transporte público junto à Ouvidoria do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) contra as empresas que operam os trajetos intermunicipais no estado. A empresa com maior número de reclamações entre janeiro e fevereiro foi a Rio Ita e, se for levada em conta a relação entre reclamação e frota, a “campeã” deste ranking passa a ser a Braso Lisboa.

Nos dois primeiros meses do ano, a Ouvidoria do Detro já acumulou 1218 reclamações, sendo que estas servem de base para a realização das ações de fiscalização voltadas, principalmente, para a correção das irregularidades na frota regular de ônibus. Todas as empresas reclamadas são acionadas pelo Detro em até cinco dias úteis do registro da reclamação, e estas devem retornar com sua justificativa num prazo máximo de dez dias, caso contrário, estão sujeitas à multa de cerca de R$ 1.700,00.
 

Constam como os cinco itens mais reclamados a não parada nos pontos (256), descumprimento do quadro de horários (136), má conservação (92), falta de ônibus (66) e descortesia por parte dos motoristas (57). Cabe esclarecer que a “não parada nos pontos” está diretamente ligada à negação de gratuidades, já que a maior parte dos reclamantes neste caso é de idosos, estudantes e portadores de necessidades especiais, o mesmo acontecendo em relação à “falta de ônibus”, que diz respeito à supressão de veículos de duas portas com substituição dos mesmos pelos rodoviários e/ou microônibus sem a devida autorização do Detro, numa tentativa de evitar o transporte dos não pagantes.
 

De janeiro a fevereiro de 2012, as empresas mais reclamadas, levando-se em conta o número absoluto de registros, foram: Rio Ita (101), Viação União (96), Auto Viação 1001 (85), Auto Ônibus Fagundes (70) e Auto Viação Reginas (56). Quando é levada em conta a relação reclamação X frota operacional, este quadro sofre mudanças e as cinco empresas mais reclamadas passam a ser: Empresa de Transportes Braso Lisboa (oito ônibus para seis reclamações); Expresso Cruzeiro do Sul (23 ônibus para nove reclamações), Turismo Transmil (93 ônibus para 29 reclamações) e Transportadora Macabu (14 ônibus para quatro reclamações).

As reclamações sobre transporte público intermunicipal por ônibus e vans devem ser feitos na Ouvidoria do Detro pelo telefone (21) 2332-9535 ou pelo email ouvidoria@detro.rj.gov.br.